SUCESSO

Certo dia li a seguinte frase: Sucesso é aquele velho ABC.
A ptidão,
B rechas e
C oragem.
Desde então levo-as comigo, pois para mim é um veredicto final...

Grazielle

Buritizeiro, 2011

VISITANTES

QUEM SOMOS NÓS?

Minha foto
Grupo de professores de Artes Visuais , graduados pela Unimontes Minas Gerais. Mais do que professores admiradores incondicionais das Artes.

domingo, 1 de maio de 2011

Link: GUIA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

APRESENTAÇÃO

O Ministério da Educação, em consonância com sua política de melhoria da qualidade da educação no Brasil, lançou o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), cujo objetivo principal é alcançar uma educação pública básica de qualidade. A complexidade de tarefas que essa empreitada demanda corresponde à complexidade de fatores que levaram a educação no Brasil a atingir, nos anos/séries iniciais do Ensino Fundamental, a média 4.2 em uma escala de zero a dez.
Essa média – aferida em escolas, municipais ou estaduais – é resultado da combinação dos indicadores das taxas de repetência e de evasão escolar, apresentados pelo Censo Escolar, bem como do desempenho dos alunos no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e na Prova Brasil. Nos vinte países desenvolvidos mais bem colocados no âmbito da educação básica, segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a média é 6,0.
Para alçar a Educação Básica do Brasil a patamares mais elevados, será necessário um esforço conjunto não só dos órgãos mais diretamente vinculados à Educação. Toda a cooperação dos diferentes setores da sociedade concorrerá para que, em 2022, o índice chegue a 6,0 – meta proposta pelo MEC, baseada no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Tendo em vista tal marca como referência, foi publicado o Decreto nº 6.094, no Diário Oficial da União de 25 de abril de 2007, que dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, pela União Federal, em regime de colaboração com Municípios, Distrito Federal e Estados, e com a participação das famílias e da comunidade.
O decreto trata das diretrizes traçadas pelo Governo Federal, conciliando ações de ordem pedagógica, administrativa e financeira. Estabelece que a atuação do Governo Federal se dará por meio de um Plano de Ações Articuladas (PAR), elaborado com cada município, estado ou com o Distrito Federal. São mais de quarenta ações, de diferentes amplitudes, convergindo para a melhoria da Educação Básica, cada uma delas se desdobrando em outras tantas iniciativas.
É nesse conjunto de esforços que se inscreve o Guia de Tecnologias Educacionais.
Com ele, o Ministério da Educação busca oferecer aos sistemas de ensino uma ferramenta a mais que os auxilie na decisão sobre a aquisição de materiais e tecnologias para uso nas escolas brasileiras de educação básica pública.

Ministério da Educação
Secretaria de Educação Básica
DIRETORIA DE POLÍTICAS DE FORMAÇÃO, MATERIAIS DIDÁTICOS E DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COORDENAÇÃO-GERAL DE TECNOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Esplanada dos Ministérios, Bloco L, sala 419
CEP: 70047-900 – Brasília – DF
Telefone (61) 2022-8309 Fax: 2022-8313
www.mec.gov.br
tecnologias@mec.gov.br

Postado por marcusmartins

2 comentários:

  1. Marcos, adorei suas fotografias. E as xilogravuras.
    Parabéns
    Francisca

    ResponderExcluir
  2. Chica, cê viu?
    Usei tintas tipográficas (offset) CMYK...
    Usei aquela matriz (MDF) que fiz lá na sala...
    E uma matriz de madeira mesmo.
    O papel é umas folhas antigas que eu tinha, papel alemão...
    Muito bom!
    abraço.
    marcusmartins

    ResponderExcluir